Estudo dos katas
O que é um Kata?
Kata do judô é o conjunto das técnicas fundamentais, um método de estudo especial, para transmitir a técnica, o espírito e a finalidade do judô. Segundo o mestre Jigoro Kano: "Os kata são a estética do judô, sem o qual é impossível compreender o alcance." O kata oferece ao randori as razões fundamentais de cada técnica.
Existem duas formas de se praticar Judô: Kata e Randori. O Kata, que literalmente significa forma, é praticado seguido um sistema pré-determinado de técnicas enquanto que o Randori, que significa “treino livre” é praticado livremente.
É pela prática do Kata que aprendemos os princípios fundamentais das técnicas de Judô.
O kata foi desenvolvido com o propósito de ensinar os aspectos básicos das técnicas do judô e sua etiqueta apropriada. É através dos kata que o uke e o tori podem trabalhar juntos a melhora da fluência e dos movimentos do judoka.
Os kata são divididos de acordo com as habilidades e técnicas do judô a serem ensinadas, totalizando oito e apenas cinco têm formato de competição. Desde então, os kata são repassados da mesma maneira em todos os lugares do planeta. São praticados em duplas, que treinam as técnicas e depois são exibidas em competições, exames de graduação e demonstração em eventos.
• Nage-no-kata: formas fundamentais de projeção
• Katame-no-kata: formas fundamentais de domínio no solo
• Kime-no-kata: formas de decisão
• Ju-no-kata: formas de agilidade aplicadas em ataque e defesa, utilizando a energia de forma mais suave e flexível
• Koshiki-no-kata: formas antigas é o kata das antigas escolas do Jujutsu. Executava-se antigamente com armadura de samurai
• Itsutsu-no-kata: são cinco formas de técnicas. Expressão teórica do judô baseado na natureza
• Seiryoku-zenko-kokumin-taiiku-no-kata: é uma forma de educação física, baseada sobre o princípio da máxima eficácia, visa o treino completo do corpo
• Kodokan goshin-jutsu: técnicas de autodefesa.
NAGE-NO-KATA
Nage-no-kata, as formas de arremesso. Foi criado por volta de 1886, contendo originalmente dez técnicas, e é o primeiro a ser estudado tradicionalmente.
Atualmente, é composto por quinze técnicas, sendo divididas em cinco grupos com três técnicas, agrupadas conforme sua natureza. Há, contudo, quem classifique as duas sutemi waza (em japonês: técnicas de sacrifício) como um único grupo, com seis técnicas.
Te waza
Te waza são as técnicas de mão, isto é, aquelas em que os arremessos são executados com as mãos:
• Uki-otoshi – Queda flutuante
• Seoi-nage – Arremesso sobre o ombro
• Kata-guruma – Grande giro sobre os ombros
Koshi waza
Koshi waza são as técnicas em que se usam os quadris como bases para os arremessos:
• Uki-goshi – Quadril flutuante
• Harai-goshi – Varrida com o quadril
• Tsurikomi-goshi – Projeção levantando-se com a ajuda do quadril
Ashi waza
Ashi waza são as técnicas de arremesso com as pernas:
• Okuri-ashi-harai – Varrimento dos pés
• Sasae-tsurikomi-ashi – Bloqueio do pé com projeção levantando
• Uchi-mata – Ceifa pelo interior da coxa
Ma sutemi waza
Ma sutemi waza são as técnicas em que se deixa cair o corpo ficando estendido de costas no solo. Também são chamadas de técnicas de arremesso com sacrifício, isto é, com o lutador abdicando de sua base para derrubar o oponente, neste caso, para frente:
• Tomoe-nage – Projeção em círculo
• Ura-nage – Arremesso para trás
• Sumi-gaeshi – Derrube pelo canto
Yoko sutemi waza
Yoko sutemi waza: são as técnicas em que se deixa cair o corpo ficando estendido de lado no solo. Também são chamadas de técnicas com sacrifício para as laterais:
• Yoko-gake – Enganche lateral
• Yoko-guruma – Giro lateral
• Uki-waza – Técnica flutuante
KATAME-NO-KATA
Katame-no-kata: formas de domínio no solo. O kata foi desenvolvido por Jigoro Kano, com o intuito de mostrar e desenvolver as técnicas de imobilização. Originalmente, possuía apenas dez técnicas principais, as quais foram depois sistematizadas e organizadas em 15, fixando-se na forma final. As técnicas foram agrupadas em três categorias: osaekomi waza, técnicas de imobilização; shime waza, técnicas de estrangulamento; e kansetsu waza, técnicas de luxação.
As cinco técnicas de imobilização demonstradas no katame-no-kata são:
• Kesa-gatame (na variante kuzure-kesa-gatame)
• Kata-gatame
• Kami-Shiho-gatame
• Yoko-Shiho-gatame
• Kuzure-Kami-Shiho-gatame
Shime waza
As cinco técnicas de estrangulamento demonstradas são:
• Kata-juji-jime
• Hadaka-jime
• Okuri-eri-jime
• Kata ha jime
• Gyaku-juji-jime
Kansetsu waza
As cinco técnicas de luxação demonstradas são:
• Ude-garami
• Ude-hishigi-juji-gatame
• Ude-hishigi-Ude-gatame
• Ude-hishigi-hiza-gatame
• Ashi-garami
KIME-NO-KATA
Kime no kata, é uma série de katas de judô voltados para a defesa pessoal. Kime no kata, também conhecido como Shinken Shobu no Kata, o kata da luta real"), foi desenvolvido na Kodokan por volta de 1888. A série é composta de 8 de técnicas a partir de uma postura ajoelhada (idori waza), e 12 técnicas a partir de uma posição de pé (tachi waza). Ambos os conjuntos de técnicas contêm defesas para ataques armados e desarmados.
Técnicas Ajoelhadas (idori waza)
1. Ryote-dori
2. Tsukkake
3. Suri-age
4. Yoko-uchi
5. Ushiro-dori
6. Tsukkomi
7. Kiri-komi
8. Yoko-tsuki
Técnicas em pé (tachi waza)
1. Ryote-dori
2. Sode-tori
3. Tsukkake
4. Tsuki-idade
5. Suri-idade
6. Yoko-uchi
7. Ke-age
8. Ushiro-dori
9. Tsuki-komi
10. Kiri-komi
11. Nuki-kake
12. Kiri-oroshi
JU-NO-KATA
Ju-no-kata (formas suaves) é o conjunto de técnicas que, ao invés de se empregar movimentos para combater, usam-se dos próprios ataques do adversário para o subjugar.
É a introdução do conceito de ki no judô, o uso da energia do oponente contra ele próprio.
Este conjunto foi desde cedo incluído nas lições do kodokan, já em 1887.
Técnicas
O kata é composto por quinze técnicas, subdivididas em três grupos com enfoques particulares.
Primeiro grupo
O Dai ikkyo, primeiro grupo, reúne as seguintes técnicas:
• Tsuki dashi: acertar com a mão:
• Kata oshi, pressionar ombros
• Ryote dori, segurar pulsos
• Kata mawashi rodar ombros
• Ago oshi, pressionar mandíbula
Segundo grupo
O Dai nikkyo: reúne as seguintes técnicas:
• Kiri oroshi, corte descendente
• Ryokata oshi, pressionar ambos os ombros
• Naname uchi, pancada deslizante
• Katate dori, segurar pulso
• Katate age, suspender pulso
Terceiro grupo
O Dai sankkyo: reúne as seguintes técnicas:
• Obi tori, segurar cintura
• Mune oshi, pressionar peito
• Tsuki age, golpe ascendente
• Uchi oroshi, pancada descendente
• Ryogan tsuki, golpe nos olhos
KOSHIKI-NO-KATA
Koshiki-no-kata (em japonês: formas vetustas/tradicionais) é o conjunto de técnicas que eram ensinadas pelas escolas tradicionais de jujutsu, as quais foram incorporadas e mantidas pelo criador do judô no fito de preservar as raízes das artes marciais japonesas. Tradicionalmente, as técnicas eram executadas com armadura de samurai.
O mestre Jigoro Kano, porque considerava que as origens de sua arte marcial deveriam ser preservadas, até para realçar o intuito de desenvolver o respeito para com o próximo, manteve intactas as técnicas tradicionais (bujutsu), reunidas num conjunto próprio. Tal conjunto foi herdado do estilo kitō-ryū de jujutsu, sendo, pois, também conhecido como kitō-ryū no kata , eis que quando ainda estudante de jujutsu, o mestre Jigoro Kano frequentou aquela escola.
O jujutsu foi originalmente desenvolvido para o uso real no campo de batalha pelos samurais, para os eventuais casos em que se encontrassem desarmados, isto é, sem portarem uma espada e, naquela cércea, era essencial movimentos pragmáticos levando-se em conta que o lutador estaria a usar uma armadura. Assim, não se objeta do uso de golpes traumáticos, como socos ou chutes, a despeito dos arremessos, torções, imobilizações etc., pelo que o lutador deva estar preparado.
Conteúdo
O kata é composto por 21 técnicas, subdivididas em dois conjuntos, de golpes executados pela frente (pró-ativos) e por trás (evasivos). E, em função de os movimentos serem pensados para a circunstância do campo de batalha, quando ambos os contendores estariam a usar de armaduras (pesadas), o escopo mor reside na forma de kumiuchi ( pegaduras). Os movimentos devem ser realizados ininterrupta e lentamente.
Técnicas frontais
Ao conjunto das técnicas executadas frontalmente chama-se omote , sendo. Apesar da nomeclatura, o escopo deste conjunto baseia-se em movimentos penetrantes, isto é, interiores.
• Tai (corpo pronto)
• Yume-no-uchi (em sonho)
• Ryokuhi (evitar a força)
• Mizu-guruma (roda d'água)
• Mizu-nagare (fluxo d'água)
• Hikiotoshi (puxar e derrubar)
• Ko-daore (queda do tronco)
• Uchikudaki (esmagar)
• Tani-otoshi (queda no vale)
• Kuruma-daore (queda em círculo)
• Shikoro-dori (pegar o elmo)
• Shikoro-gaeshi (girar o elmo)
• Yudachi (aguaceiro)
• Taki-otoshi (queda na cachoeira)
Técnicas traseiras
Ao conjunto de técnicas executadas por trás do adversário chama-se ura (里?), sendo:
• Mi-kudaki (esmagar o corpo)
• Kuruma-gaeshi (girar a roda)
• Mizu-iri (mergulhar na água)
• Ryusetsu (salgueiro na neve)
• Sakaotoshi (queda reversa)
• Yukiore (romper a neve)
• Iwa-nami (onda na pedra)
ITSUTSU-NO-KATA
Itsutsu-no-kata (em japonês: moldes de cinco) é um dos kata do judô. Isto é, trata-se de um conjunto de técnicas concebidas para o enfrentamento de certas condições de luta e reação a uma técnica contrária, no caso, o escopo do kata é proporcionar o manuseio das energias por intermédio da interpretação e aplicação de cinco princípios naturais. Contém cinco técnicas (a evocar o movimento de forças naturais), apenas, pelo que se acredita ser um trabalho incompleto do mestre Jigoro Kano e foram baseadas nos conceitos da escola de Tenjin shinyo-ryu. Nele, estão condensados os princípios de movimentação e aproveitamento do ambiente e, bem assim, a relação que se dá com o contendor. Pretende-se estudar e desenvolver as técnicas de tai sabaki.
Primeiro princípio
Ippon me (primeira óptica), ichi, jizo daoshi ( jizō dashi) ou oshigaeshi, tem por base a circunstância de que um ataque sequenciado termina por gerar de per se uma forma de defesa, posto que se enfrente um adversário bem maior ou com melhores conhecimentos.
Segundo princípio
Nihon me ( hiki otoshi ou eige ( baseia-se no controlo da energia despendida pelo oponente em seu próprio desfavor.
Terceiro princípio
Sanbon me, san , to bi ou tomowakare , quer demonstrar um princípio de rotação, no qual um circulo interno controlaria um externo.
Quarto princípio
Shihon me, shi , nami ou roin , é baseada no modelo da atividade ondulatória, tal como as ondas do mar, que paulatinamente carreiam tudo para dentro das águas, não havendo consideração acerca do tamanho, da forma ou do tempo.
Quinto princípio
Gohon me , go , iwa ou sekka no wakare , mostra que quando energias chocam-se, uma tende a evitar a destruição de ambas.
SEIRYOKU-ZENYO-KOKUMIN-TAIIKU
É ensinado nas escolas do Japão como uma forma de educação física baseado no princípio da máxima eficiência, visando o treino do corpo.
Esse kata é desenvolvido em 02 partes:
A primeira é o Tandoku-renshu, que é praticado sozinho com repetição dos diversos golpes em todas as direções.
A segunda é o Sotai-renshu, que é praticado com o companheiro e é subdividido em kimi-shiki e ju-shiki.
I. Tandoku-renshu – Exercícios executados sem parceiro
A. Goho-ate – Ataque em cinco direções.
• Hidari-mae-naname-ate – Dar um golpe inclinado à esquerda
• Migi-ate – Dar um golpe para a direita
• Ushiro-ate – Dar um golpe para trás
• Mae-ate – Dar um golpe para a frente
• Ue-ate – Dar um golpe para cima
B. O-goho-ate – Grandes golpes em cinco direções
• O.hidari-mae-naname-ate – Grande golpe incinado à esquerda
• O-migi-ate – Grande golpe para a direita
• O-ushiro-ate – Grande golpe para trás
• O-mae-ate – Grande golpe para a frente
• O-ue-ate – Grande golpe para cima
C. Goho-geri – Chutes nas cinco direcções
• Mae-geri- Chute para a frente
• Ushiro-geri – Chute para trás
• Hidari-mae-naname-geri – Chute inclinado à esquerda
• Migi-mae-naname-geri – Chute inclinado à direita
• Taka-geri – Chute para cima
• Kagami-migaki – Limpar o espelho
• Saya-uchi – Golpes à direita e à esquerda
• Zengo-tsuki – Golpes para a frente e para trás
• Ryote-ue-tsuki – Golpe para cima com as duas mãos
• O-ryote-ue-tsuki – Grande golpe para cima com as duas mãos
• Sayu-kogo-shita-tsuki – Golpe para baixo alternadamente à direita e à esquerda
• Ryote-shita-tsuki – Golpe para baixo com as duas mãos
• Naname-ue-uchi – Cortar inclinado para cima
• Naname-shita-uchi – Cortar inclinado para baixo
• O-naname-ue-uchi – Grande golpe inclinado para cima
• Ushiro-sumi-tsuki – Golpe para o canto traseiro
• Ushiro-uchi – Golpe para trás
• Ushiro-tsuki-mae-shita-tsuki – Golpes com o punho para baixo, para trás e para a frente
II. Sotai-renshu - Exercícios a dois
A. Kime-shiki – Método de decisão
a) Idori - Movimentos em posição de joelhos
1. Ryote-dori – Segurar os dois pulsos com as duas mãos
2. Furi-hanashi – Lançar com força
3. Gyakute-dori – Agarre invertido das duas mãos
4. Tsukkake – Golpe com o punho ao estômago
5. Kiri-kake – Golpe à cabeça com a faca da mão
b) Tachiai – Movimentos em pé
6. Tsuki-age – Golpe para cima (gancho ou “uppercut”)
7. Yoko-uchi – Golpe para o lado
8. Ushiro-dori – Agarrar os ombros por trás
9. Naname-tsuki - Golpe a carótida
10. Kiri-oroshi – Corte descendente
B. Ju-shiki (Método de suavidade).
Neste grupo são praticados os dois primeiros grupos de técnicas do ju no kata, totalizando dez técnicas exatamente da maneira que são praticadas no kata da suavidade.
KODOKAN GOSHIN-JUTSU
Kodokan goshin jutsu é um kata do judô com técnicas de defesa pessoal.
É o kata mais recente oficialmente reconhecido pelo Kodokan, criado por um grupo de trabalho em 1956. Incorpora técnicas do aikidô através da forte influência de Kenji Tomiki.
Consiste de várias técnicas de defesa pessoal contra ataques desarmados, ataques com faca, ataques com bastão e ataques com pistola.
Técnicas
Contra ataques sem arma
Sendo agarrado
• Ryote-dori (Agarramento das duas mãos)
• Hidari-eri-dori (Agarramento da lapela esquerda)
• Migi-eri-dori (Agarramento da lapela direita)
• Kataude-dori (Agarramento de um dos braços)
• Ushiro-eri-dori (Agarramento posterior da gola)
• Ushiro-jime (Estrangulamento pelas costas)
• Kakae-dori (Agarramento pelas costas)
À distância
• Naname-uchi (Murro no alto da cabeça)
• Ago-tsuki (Soco no queiko)
• Gammen-tsuki (Soco direto no rosto)
• Mae-geri (Chute frontal)
• Yoko-geri (Chute lateral)
Contra ataques armados
• Adaga
• Tsukkake (Golpe no estômago)
• Choku-tsuki (golpe direto)
• Naname-tsuki (golpe inclinado)
Bastão
• Furi-age (ataque elevado)
• Furi-oroshi (ataque de baixo)
• Morote-tsuki (Mão dupla contra o ataque)
Pistola
• Shomen-zuke (Pistola pela frente)
• Koshi-gamae (Pistola pelo lado)
• Haimen-zuke (Pistola pelas costas)
A importância técnica e filosófica do estudo dos kata na formação de um judoca.
O estudo prático do kata atua não apenas na formação técnica de um judoca mas também na sua formação filosófica. É notório no treinamento do kata a necessidade de um domínio de concentração que exige tanto fisicamente, quanto mentalmente dos seus praticantes. O cuidado com os detalhes, a busca constante pela perfeição, a ordem sequenciada faz com que os exercícios e práticas que envolvem o kata sejam tão exigentes fisicamente, mentalmente e emocionalmente para os seus praticantes. O kata tem um aspecto de alinhar os valores técnicos e práticos do shiai, com o trabalho constante mental. São muitos os grandes atletas de alto rendimento do judô que se voltam aos estudos do kata após os torneios mais importantes, para poder realinhar os seus conceitos de fundamentos como kuzushi, shintai, shizei e outros, que são amplamente trabalhados quando praticamos os kata com objetividade.
Aprender kata é semelhante a aprender gramática para o estudo da escrita, e a prática do randori é semelhante à prática da escrita em si. Em outras palavras, para escrever uma redação, é necessário o conhecimento da gramática. Do mesmo modo, para praticar bem o randori, é necessário o conhecimento do kata. Além disso, por mais que um indivíduo domine a gramática, isso não pressupõe que ele vá produzir boa literatura. Por outro lado, se o indivíduo tem apenas conhecimento limitado de gramática, não consegue escrever bem de jeito nenhum. Esse princípio vale também para o jujutsu, se não estudarmos o kata, poderemos até chegar a aprender métodos de defesa e ataque, mas não chegaremos à maestria."
(Jigoro Kano)