METODOLOGIA E PRATICAS NO JUDÔ INCLUSIVO
As possibilidades da inclusão social de crianças e jovens, sejam elas especiais ou não, através do esporte, mais precisamente o Judô, são associadas à atuação profissional do professor, aonde são mostrados de forma clara e objetiva os conceitos desde à educação física ao esporte abordando técnicas adaptativas no intuito de enriquecer tanto os saberes corporais como as experiências lúdicas, emocionais e sociais.
É também um caminho na direção da superação dos próprios limites e do fortalecimento da autoestima.
Além disso, quando praticado em grupo, o esporte desenvolve habilidades sociais.
O judô é um esporte que pode ser considerado um dos mais completos, pois filosoficamente seus princípios e sua disciplina permitem um desenvolvimento global do indivíduo.
A palavra Judô é composta por dois ideogramas japoneses, sendo que, “JU” significa agilidade, não resistência, suavidade e “DÔ” significa via, caminho, ou seja, a palavra Judô pode ser traduzida em Caminho Suave.
Essa busca pelo "Caminho Suave", do Judô, caracteriza um processo progressivo e contínuo, mas não uniforme, individualizado, mas com um condicionante social, específico, mas com influência geral no desenvolvimento do ser humano e de suas atividades cotidianas.
Esta modalidade tem como meta principal, a procura de um equilíbrio entre o corpo e a mente em situação de combate.
Desta maneira valorizam-se o respeito pelo ser humano, o raciocínio e a coordenação motora.
É uma modalidade completa, onde todo o corpo trabalha formando um equilíbrio muscular.
As atividades aplicadas devem ser alegres, divertidas, onde as crianças sintam prazer em praticá-las, o Judô Inclusivo deve ser trabalhado de forma lúdica, sem cobrança de desempenho ou resultados.
O importante é o contato com a modalidade. Os equipamentos, vestuários e recursos indispensáveis à prática do Judô, podem ser adaptados sem que se perca o objetivo do ensino nas aulas.
Na proposta avaliativa inclusiva, a educação deve contemplar os objetivos individuais de cada aluno, contrariamente à proposta tradicional segundo a qual todos os alunos devem atingir os mesmos objetivos, pois o eixo norteador da educação inclusiva é a atenção à diversidade, a fim de se evitar rótulos e preconceitos.
O projeto promoverá a melhoria dos seguintes aspectos: Sociais – integração, conceitos de sociedade, comunidade, comunicação, companheirismo, equipe, liderança, deveres e direitos; Cognitivos – desenvolvimento de raciocínio, equilíbrio, segurança emocional e psicológica; Motores – aspectos físicos que promovam e melhorem a saúde, autoconfiança, autoestima, qualidade de vida e consciência corporal.
Os blocos de atividades físicas definem as práticas e objetivos corporais para cada um deles de acordo com o caso em questão, no qual haverá na luta, definido na forma de métodos adaptados (controle e domínio), combinações de ações nas quais utilize técnicas do Judô personalizado como uma ferramenta para inclusão, afim de alcançar resultados positivos em níveis sociais, desportivas e educacionais.
Com isso o principal objetivo do presente trabalho é de utilizar a prática de Judô personalizado como uma ferramenta educacional para a inclusão.
LEGISLAÇÃO - JUDÔ INCLUSIVO
A legislação, segundo o artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei n.º 9.394/96), determina que o público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva corresponde aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação.
Deficiência é qualquer tipo de perda ou anormalidade que limite as funções físicas, sensoriais ou intelectuais de uma pessoa.
A abordagem da deficiência é entendida como uma limitação do indivíduo, para um modelo social e mais abrangente, que a compreende como resultado das limitações e estruturas do corpo, mas também da influência de fatores sociais e ambientais do meio no qual está inserida. Também define um conceito de Deficiência toda perda ou anomalia de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
TDAH é uma sigla que representa o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento. As características centrais são a dificuldade em regular a atenção e controlar impulsos e hiperatividade. O TDAH é uma síndrome de base genética bastante relevante.
O Déficit de atenção está relacionado com a regulação de um determinado conjunto de funções cerebrais e comportamentos relacionados. Essas operações cerebrais são coletivamente referidas como “habilidades de funcionamento executivo”. Incluem funções importantes como atenção, concentração, memória, motivação e esforço, aprendizagem a partir dos erros, impulsividade, hiperatividade, organização e habilidades sociais.
Reconhecendo a importância dos princípios e das diretrizes, contidos neste projeto, a fim de possibilitar às pessoas com deficiência viver de forma independente e participar plenamente de suas atividades, a LNJ em conformidade com a lei, estabelecerá mecanismos de maneira apropriada, para promover o funcionamento do Judô Inclusivo no Sistema Nacional de Ligas